quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Eu é que estou de OlhO.

Às vezes fico perplexo com a cara-de-pau dos ‘dominantes’. Ou fico me perguntando se sou eu quem vê chifres na cabeça de cavalo, como diz o ditado. O tema de hoje é o olhar. O que gostamos de olhar, até onde alcançamos ver, e os fetiches pertinentes. Ta legal. Vou abrir o jogo.

A – A pseudo-concepção política dos meios de comunicação

“Nós estamos de olho”. Todo mundo já foi assediado por esse comercial ridículo, se até eu que me esforço por me manter longe da TV já fui. E dizem que os “nossos políticos somos nós lá”. Primeira falácia: possuímos um real poder de intervenção na vida política do país. É óbvio que eu sei que não há um parlamentar neste país ‘democrático’ que não tenha sido eleito pelo voto direto. O difícil de engolir é que depois de eleito os eleitores são os responsáveis pelo teor ético de suas atitudes. Podemos analisar o passado, a carreira política e os projetos dos candidatos. Votamos nisso. Ou melhor, deveríamos votar nisso. E cobrar, na medida do possível – que é bem pequena, diga-se de passagem – o alinhamento da conduta com as ‘promessas de campanha’.
Mas o real mesmo é que o Brasil vota em tudo menos no político: vota no bonitão, no mais articulado, no que ‘vence’ o debate. Aliás, “vencer” é tomado no sentido mais futebolístico possível: muitas pessoas não podem ‘perder o voto’, por isso, o que pega é votar no líder das [tendenciosas] pesquisas. Mas o tema hoje não é a democracia, sei que vão me cobrar uma reflexão de verdade, mas só queria acenar para o comercial para que ele me levasse para onde realmente gostaria de ir:

B – De olho no BBB

Pois é. Eu acho extremamente oportunista a veiculação de um “nós estamos de olho” exatamente durante a veiculação do BBB. Afinal, “tá todo mundo de olho no BBB”. A utilização dos subterfúgios subliminares deixou de ser ‘sub’ para ser ‘super’. É PRATICAMENTE O MESMO SLOGAN! A transformação de toda a realidade – agora exemplificada paradigmaticamente na política – em item de consumo nas prateleiras continua firme e forte. Fique de olho na política da mesma maneira que fica de olho no BBB: assistindo a Globo, gastando seu tempo e seu dinheiro votando, intervindo, interagindo, como gostam os moderninhos. E lembre-se, você não pode perder. É impossível não lembrar de 1984, donde roubaram o nome Grande Irmão: mantêm-se um certo estado de sonolência coletiva, e cuidado com as teletelas. Cada vez mais as pessoas vivem de experiências de segunda mão. Não se apaixonam, porque suas personagens das novelas se apaixonam e se dão mal. Para quem se lembra da reflexão sobre o ideal de formação, olhem para o papel exercido pelas novelas na manutenção da formação da moral de rebanho. Cada vez menos se preocupam política, porquê a imprensa já está preocupadíssima e, o melhor, veiculando seus resultados em tempo ‘real’. Ou melhor, tempo em reai$. Tudo já está pronto, feito, dado. E o pior é que até a memória é cada dia menor. Afinal, já houve veiculação de novela com o nome de Bang bang em época de plebiscito sobre comercialização de armas de fogo.... Hic Rhodus, Hic salta!

4 comentários:

Bruno disse...

Então, rapaz. Acho que o que você escreve faz muito sentido.

Eu fico pensando na TV, e sempre me fez à cabeça à possibilidade que Walter Benjamin dá ao cinema - Redenção da Técnica. Fico pensando se é possível um raciocínio semelhante para a imprensa.

Um abraço.

Anônimo disse...

Prezado,
Brasileiro não fica de olho na política. Brasileiro entende a compreende através da mídia. Aliás....mídia e meio são o mesmo tanto no conceito quanto no plano real há tempos.
Bom mesmo seria se o Bial convidasse "vamos dar uma espiadinha" e a Globo, num primeiro esboço de veracidade com a realidade, exibisse um dia inteiro de matérias em tempo real sobre a podridão de nossa política e todos os setores afetados por ela.
Seria histórico para todos os âmbitos. Caralho, como a mídia tá IN hoje...

Leandro L. Rodrigues disse...

Resta saber qual o olho que está virado para os políticos e os BBBs. Na minha opinião é aquele que não enxerga...
Tem gente que enxerga tudo isso como uma piada,eu não consigo ver graça em nada disso.
A nossa dita democracia é um absurdo, ela é na verdade uma ditadura. A ditadura da ignorância,perpetuada por esse tal de BBB e campanhas imbecilizantes.

Anônimo disse...

Li,gostei e comento!Genial a verdade de efeitos estrondosos: Ficar de olho na política da masma maneira q no BBB.Imagine picos de audiência da TV-BBB-Senado:tds líderes,c/+ de 1milhão,votando a rodo e o povo no "paredòn"!No mais,parabéns,Léo e mt controle remoto pra vc!Ou menos TV e mais livros!Bjs!